Gabriel Felix dribla balança e dobra esperança no gol do Vasco,Diogo Silva deve ser emprestado


Após o calvário no gol em 2013, Martín Silva foi uma solução emergencial para ajudar a garantir o retorno do Vasco à elite. Reserva de sua seleção na Copa, o uruguaio de 31 anos tem contrato até janeiro de 2016 e antecede uma safra que vista com enorme esperança em São Januário. Lapidado com cuidado, Gabriel Felix é a bola da vez, já que muitos dizem que é tecnicamente superior e passará Jordi pela maturidade que vem mostrando nos treinos com os profissionais.
O fato é que o trabalho realizado na posição nas categorias de base está perto de alcançar seu objetivo, depois de insucessos com nomes como Cestaro, Gott, Adilson, Conrado e Diego. A parceria entre Marcelo Pires, preparador dos juniores, Carlos Germano e Márcio Cazorla rendeu dois frutos e tem tudo para deixar a torcida, carente desde Helton e com longo histórico de ídolos, novamente orgulhosa da cria. Na campanha fraca do time de Sorato no Carioca sub-20, Gabriel, de 19 anos, brilhou sozinho. Virou capitão, referência em campo e assegurou algumas vitórias. Imediatamente após a competição, teve seu vínculo estendido também até 2016.
- Em conjunto com o Germano e o Márcio, temos um projeto para desenvolver em curto tempo um goleiro titular para o Vasco. Procuramos no mercado, demos todo o apoio e achamos os dois. O Gabriel teve falhas, passou por dificuldades, mas viemos lapidando e virou um líder no campo. A eficiência e a presença dele são impressionantes. Está mais centrado também, porque antes ele se cobrava muito, e tivemos até de indicá-lo para um trabalho psicológico - revelou Marcelo Pires, ex-goleiro do Bangu e outros clubes pequenos entre a década de 90 e os anos 2000.
O carinho do pupilo é mútuo, como comprovado em publicação recente no Instagram.
- Ele tem grande participação em quase todas as minhas conquistas com a camisa do Vasco. Foi ele que me aprovou, quem me ensinou muitas das coisas que eu sei hoje e foi ele quem muitas vezes só não fez o papel de treinador de goleiros, mas também o de pai, amigo e irmão. Já perdi a conta de quantas conversas tivemos, quantas broncas recebi dele, quantos conselhos e ensinamentos ele me deu - diz parte do texto cheio de gratidão que Gabriel dedicou a Marcelo.
Outro funcionário com vasta experiência no assunto, Jair Bragança foi treinador de Fábio, que chegou ainda desconhecido em 2001 e virou um dos melhores do país. Pela personalidade e agilidade, a comparação com o estilo foi automática. Mas a promessa gosta mesmo de Marcos, ex-Palmeiras e pentacampeão do mundo em 2002, e do próprio Germano, pela história que construiu no Vasco.
O único detalhe que preocupa é a forma física. Com tendência a ganhar peso, precisa de uma dieta especial e de esforço extra nas atividades. O ano de 2013, quando era reserva de Jordi, foi particularmanente dramático. Gabriel Felix sofreu lesão na coxa, encarou uma amigdalite e não conseguia comer. Debilitado, fez o caminho inverso, foi a 94 quilos e, depois de mais um tempo parado por ter quebrado o nariz, só estabilizou nos 90 quilos nas últimas semanas. Ainda assim, durante este período da Copa do Mundo, sempre corre ao redor do gramado quando os companheiros já saíram. Seu percentual de gordura está 2% acima do indicado.
- Minha intenção é dar oportunidade a todos. O Gabriel tem ficado bastante tempo aqui, indo e voltando. Subiu primeiro lá em 2012, quando ainda era juvenil. Vem fazendo grande trabalho na base e, com a ida do Martín para a seleção, está se destacando com muito empenho. O Adilson elogia bastante a agilidade e seu trabalho com os pés. Apostamos muito nele, realmente tem tudo para dar certo no futebol - confirmou Germano, que lamenta o fim das preliminares.
- Muita gente ainda não o conhece porque ficam restritos às informações da imprensa. Na minha época antes dos jogos tinha a preliminar, o que levava a torcida antes. E dava rodagem para o garoto que já via o Maracanã com 30, 40 mil pessoas ou mais. Na base, tem no máximo 50, 100. Por isso, colocamos entre os profissionais para pegar o nível para evoluir mais rápido.
FAMÍLIA MILITAR E DE GOLEIROS
Natural de Barra do Garça, no Mato Grosso, a trajetória da nova esperança é marcada pela luta contra o excesso de peso e precocidade devido ao seu tamanho (hoje, 1,91m) e qualidade desde pequeno. Gordinho ao longo da infância, trocou a linha pelo gol no futsal e, aos 12 anos, agarrou em campeonatos sub-18 da região. Foi levado para o Goiás, depois para o Paraná e se destacou na Copa do Brasil sub-15. Entre ofertas de Flamengo, Inter e Cruzeiro, escolheu a do Vasco.
Gabriel Felix do Vasco (Foto: Arquivo Pessoal )
A rígida educação foi determinante para o foco nas metas. Seu pai, Sidney, é policial militar e ex-goleiro amador. O tio, por sua vez, foi mais longe. Aos 33 anos, acaba de ser campeão no Acre com o Rio Branco, pegando pênaltis na final, e se orgulha da carreirana Argentina, onde defendeu o Tiro Federal, da Série B, por seis anos - além de equipes como Avaí e Ituano aqui.
- É um menino que sempre gostou de futebol. Não queria que ele fosse goleiro, mas insistiu tanto que levei uma luva para ele, fizemos um treino e vi que tinha condição. Não só pela rapidez, mas a personalidade que o Gabriel demonstrava e o porte, né? Agora está esse homem feito aí, mas na posição tem que esperar até os 24 anos para terminar a formação. Para goleiro, é diferente. Tenho certeza de que vai ser um dos melhores do Brasil - acredita Nei, o tio Neguinho.
Com a renovação, Gabriel Felix saltou seu salário de R$ 2 mil para R$ 5 mil e já planeja se mudar do alojamento no CT de Itaguaí para um apartamento perto de São Januário.
SAÍDA DE DIOGO EM PAUTA
Com a confiança na geração, a diretoria já se movimenta para emprestar Diogo Silva, contestado pela torcida. Na ausência de Martín, o camisa 12 foi titular nas últimas rodadas da Série B, teve boas atuações, mas, diante da contratação de Rafael Copetti, ex-Benfica B, a tendência é mesmo sua saída. Ainda não há um destino provável, mas as negociações estão em curso.
Comprado ao Nova Iguaçu, Diogo, de 27 anos, tem compromisso com o clube até 2016.

Fonte:Globoesporte.com