Vasco recebeu Homenagem no local onde foi fundado


O Vasco foi homenageado nesta terça-feira durante a reinauguração do prédio da Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma, situado no bairro da Saúde, no Rio de Janeiro. A Prefeitura Municipal eternizou a data de fundação do Cruz-Maltino com um placa comemorativa no local onde o clube foi criado no dia 21 de agosto de 1898, e também onde comemorou seu aniversário de 60 anos em 1958. Com a presença do presidente vascaíno Roberto Dinamite, o presidente da Assembleia Geral da Colina, Olavo Monteiro de Carvalho, o diretor do Centro de Memória de São Januário, João Ernesto, e prefeito da cidade Eduardo Paes - torcedor vascaíno que confessou não saber até então sobre a origem da agremiação naquele lugar.
placa de reinauguração do local onde o Vasco foi fundado (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
- Para nós é motivo de muito orgulho estar aqui hoje, reinaugurando esse espaço, o espaço que é a raiz de tudo, da história do nosso clube, de tudo que o Vasco conquistou ao longo dos anos. Começou aqui, com grandes vascaínos, que uniram em prol da igualdade, da superação e das conquistas que aconteceram por parte do Vasco da Gama. Então parabéns ao Vasco, parabéns a todos que fizeram desse clube grande forte. Agradeço aquelas pessoas que lá atrás iniciaram esse processo, que é motivo de orgulho para todos nós. Parabéns ao Club de Regatas Vasco da Gama - declarou Dinamite ao site oficial do Vasco.
Fundada em 1879, a Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma detém o título de primeira escola de arte dramática brasileira e funcionou regularmente até a metade da década de 80 como ponto de encontro e de programação de bailes, festas e reuniões sociais. Em 21 de agosto de 1898, o prédio serviu de base para que 62 jovens idealizassem e fundassem o Vasco. O imóvel na Rua do Propósito números 18 e 20 foi interditado pela Defesa Civil em 2012 por perigo de desabamento. No último dia 6 de julho, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), por meio do programa Porto Maravilha Cultural, iniciou a reconstrução da nova sede para o clube, respeitando o projeto de fachada original.


Fonte:Globoesporte.com