VASCO VENCE BOA ESPORTE E DORME NA LIDERANÇA


O Vasco, definitivamente, engrenou na Série B do Campeonato Brasileiro. E pela primeira vez assumiu a liderança – ainda que provisória – da competição. O Cruz-Maltino derrotou o Boa Esporte por 2 a 0, na noite desta sexta-feira, em São Januário, e dorme no topo da tabela – para manter a posição, seca a Ponte Preta, que enfrenta o Santa Cruz neste sábado. Os gols da vitória foram marcados depois dos 40 minutos do segundo tempo, por Douglas, de falta, e Edmílson, que havia entrado na etapa final.
Consolidando-se no G-4 sob o comando de Joel Santana, o Vasco chegou a 54 pontos, um a mais que a Macaca. A equipe volta a campo no sábado da próxima semana, dia 18, às 16h20, quando enfrenta o Santa Cruz na Arena Pernambuco. Sétimo colocado, com 41 pontos, o Boa Esporte pode perder até três posições – Náutico, América-MG e Santa Cruz podem ultrapassá-lo. Pela 30ª rodada da segundona, o time mineiro joga na próxima terça-feira, às 19h30, contra o Vila Nova, no estádio Municipal de Varginha.Jogo morno nos primeiros 45 minutos
O Boa Esporte não se intimidou por jogar em São Januário. Aos dois minutos, os visitantes carimbaram o travessão de Jordi em forte chute de Betinho. Os anfitriões, por sua vez, encontravam dificuldades para furar o bloqueio rival. Mas com o passar do tempo as jogadas foram surgindo, e com elas vinha o talento de Maxi Rodríguez. O uruguaio – no lugar do suspenso Guiñazu – e o atacante Kleber Gladiador criaram as chances mais perigosas do Cruz-Maltino em lances com direito a meia-lua. Aos 43, Marlon cabeceou com perigo e quase arrancou a comemoração da torcida, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. Mas ficou nisso.
Alívio surge no fim
No intervalo, o técnico Joel Santana sacou Fabrício para colocar Edmílson. E a pressão inicial, desta vez, ficou a cargo do Vasco. Emerson salvou chute de Edmílson e cabeçada de Lula, que quase fez um gol contra. Em bola na trave de Douglas, aos 11, no entanto, o goleiro foi mero espectador. O Cruz-Maltino permaneceu no campo adversário, pressionou, mas pecava nas finalizações de longa distância – ou explodia a bola na zaga ou errava a pontaria.
Insatisfeito com o 0 a 0, Joel pôs Montoya no lugar de Maxi Rodríguez – e escutou as vaias dos torcedores que reprovaram a troca. O time continuou no ataque, mas a dificuldade de abrir o placar persistiu, mesmo quando Lucas Crispim substituiu Kleber, aos 33. A mexida, aliás, foi fundamental. A intenção do técnico cruz-maltino era tirar Douglas, mas o atacante reserva se equivocou ao avisar ao quarto árbitro que o Gladiador é quem deveria sair.
Sete minutos depois, o Vasco abriu o marcador. Com Douglas. O meia cobrou falta da intermediária, a bola passou por todo mundo e entrou. O alívio terminou de tomar conta de São Januário aos 44, quando Edmílson balançou a rede ao pegar rebote de chute de Montoya, que havia carimbado o pé da trave após ótima jogada individual: 2 a 0 no placar e uma noite na liderança da Série B. Pela primeira vez.

Fonte:Globoesporte.com