Com efeito suspensivo Rafael Silva Enfrenta o Avaí neste Domingo


O Vasco conseguiu um efeito suspensivo e poderá contar com Rafael Silva diante do Avaí, na Ressacada, neste domingo, às 11h (de Brasília), pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O pedido foi acatado pelo relator Miguel Cançado, do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na manhã desta sexta-feira. O atacante havia sido punido com gancho de quatro jogos por ofensas ao árbitro Elmo Resende na partida contra o Atlético-MG, no dia 5 de setembro, e ainda teria mais três jogos a cumprir - já ficou fora de um pela suspensão automática. O jogador, portanto, está liberado para entrar em campo pelo Cruz-Maltino até que o recurso seja julgado pelo tribunal em última instância, em data a ser definida.
No recurso, a defesa do Vasco argumentou que a pena imposta a Rafael Silva era grave e poderia causar prejuízos a jogador e clube caso a decisão seja reformada no Pleno. Depois de desfalcar o Vasco em dois jogos por causa de dores na coxa direita, o atacante voltou ao time e entrou no segundo tempo do empate por 1 a 1 diante do São Paulo, quarta, pela Copa do Brasil. Com nove gols em 2015, ele é o artilheiro da equipe na temporada ao lado do ex-cluz-maltino Gilberto.
O técnico Jorginho acredita que a pena seja reduzida em última instância. Em entrevista coletiva depois do jogo contra o São Paulo na quarta-feira, o comandante classificou a punição como injusta e citou indiretamente o caso do flamenguista Emerson Sheik, que pegou apenas um jogo após chamar o juiz Wilton Pereira Sampaio de "m..." ao vivo na transmissão do segundo jogo contra o Vasco, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
- Achei uma punição injusta. Vimos outros atletas declarando coisas absurdamente piores do que ele e não foram punidos. Eles (STJD) têm que rever a situação do Rafael - disse o técnico.
A Procuradoria do STJD enquadrou Rafael Silva no artigo 243 F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por "ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto". A pena para casos contra árbitros é de quatro a seis partidas de suspensão, além de multa entre R$ 100 a R$ 100.000. Na súmula da partida, o juiz relatou que o atacante o chamou de "fanfarrão" e alegou que ele estaria favorecendo o time adversário. Ainda segundo o documento, o jogador deixou o campo proferindo as seguintes palavras ao árbitro: "seu filho da p..., ladrão".
Julio dos Santos é absolvido
Outra pauta relacionado ao Vasco no STJD nesta sexta-feira foi o julgamento de Julio dos Santos, absolvido por maioria dos votos da Quarta Comissão Disciplinar. O meia havia sido enquadrado no artigo 250 do CBJD, por "praticar ato desleal ou hostil", após chutar a bola para longe com o jogo parado, durante duelo com o Cruzeiro, no Mineirão, no último dia 16 - ele recebeu o segundo amarelo pelo ato e foi expulso. O jogador corria risco de suspensão por até três partidas.

Fonte:Globoesporte.com