Com mudança no esquema tático, Vasco mostra movimentação mais organizada, e agrada Jorginho



Pela primeira vez em algum tempo, Jorginho tinha todos os jogadores à disposição para montar o time que enfrentaria o Joinville, na noite de sexta-feira, em São Januário. Fez o que poucos torcedores acreditavam que faria: deixou Jorge Henrique no banco e apostou em Junior Dutra e Éderson como seus atacantes. O esquema, como ele próprio explicou em entrevista coletiva, foi o 4-2-3-1 e contou com a volta de Marcelo Mattos ao meio-campo. Ainda que o adversário fosse consideravelmente mais fraco tecnicamente (está na zona de rebaixamento da Série B), a vitória por 2 a 0 mostrou uma equipe do Cruz-Maltino melhor estruturada e atenta do que vinha acontecendo nas últimas partidas.

A postura do Joinville ao enfrentar o Vasco em São Januário de certa forma facilitou o estilo de jogo que Jorginho queria impor: o de atacar, de realmente partir para cima desde o primeiro minuto. A equipe catarinense estava retrancada, e o Cruz-Maltino aproveitou para tentar as investidas. A volta de Mattos, como o treinador pretendia, deu mais liberdade ao volante Douglas, que jogou mais como um meia de criação, ao lado de Nenê e Junior Dutra - completavam a linha de três.

Douglas, aliás, tem mostrado personalidade nos jogos, rapidez nas decisões tomadas em campo e inteligência nos passes. Em uma jogada, achou perfeitamente Nenê na grande área, mas o meia acabou isolando (veja no vídeo abaixo). O camisa 10, apesar do pé descalibrado nessa situação, foi importante na marcação na ausência de Jorge Henrique e recebeu elogios de Jorginho.

- Jogamos sem o Jorge Henrique, e havia uma necessidade de disciplina tática dele e do Dutra. Víamos o Nenê dando carrinho, indo atrás. O gol do Dutra foi importante, o do Pikachu também, mas para mim ver o Nenê crescendo junto com a equipe e a equipe junto com o Nenê é muito importante. Ficamos muito felizes de vê-lo voltando à sua melhor forma. Ele está fazendo com que a equipe cresça junto com ele - analisou Jorginho.

Fonte:Globoesporte.com