Na segunda rodada, uma goleada por 4 a 0 para cima dos Diabos Rubros mostrava que o time estava se acertando e que os "Três Patetas" (trio proveniente do Madureira, formado por Lelé, Isaías e Jair) estavam mais entrosados do que nunca. Jair abriu o placar na etapa inicial e, no tempo derradeiro, Isaías, Cordeiro e Lelé fecharam o marcador.
Na peleja seguinte, o Almirante atropelou o Glorioso, única equipe que ainda não havia perdido ponto na competição. A vitória por 3 a 0 não deixava dúvidas sobre a superioridade do time de São Januário, que agora só teria pela frente o time rubro-negro, bicampeão carioca. Djalma e Chico assinalaram ainda no primeiro tempo e novamente Chico, na etapa final, fez o terceiro.
JOGO DO TÍTULO
E como quase todo embate envolvendo esses dois clubes, não foi jogo fácil. O Rubro-negro saiu na frente com Perácio, aos 15 do primeiro tempo. Chico empatou aos 10 da etapa final, mas logo em seguida, seis minutos depois, Vevé recolocou o rival em vantagem. Foi então que surgiu o espírito vencedor que acompanhou o Club de Regatas Vasco da Gama por quase uma década. Em onze minutos apenas, uma reação acachapante transformou uma derrota de 2 a 1 em uma goleada por 5 a 2!
Lelé, Djalma, Isaías e Jair fizeram a festa da torcida cruzmaltina que desde 1936 não comemorava uma vitória em uma competição de pontos corridos. Era o Expresso da Vitória que surgia, exibindo técnica, habilidade e garra, sempre que necessário fosse.
FICHA TÉCNICA
VASCO 5 X 2 FLAMENGO
Data: Domingo, 19 de março de 1944
Estádio: General Severiano
Árbitro: José Ferreira Lemos, o Juca da Praia
Renda: CR$ 67.206,30
Público: 15.000 pagantes (aproximadamente)
Gols: Perácio aos 15’ no 1º tempo; Chico-VAS aos 10’, Vevé aos 16’, Lelé-VAS aos 31’, Djalma-VAS aos 34’, Isaías-VAS aos 37’e Jair-VAS aos 41’ no 2º tempo.
VASCO: Yustrich, Zago, Rafagnelli; Alfredo II, Ely, Argemiro; Djalma (Cordeiro), Lelé, Isaias, Jair e Chico. Técnico: Ondino Viera.
FLAMENGO: Jurandir, Artigas, Gualter, Biguá (Djalma), Bria, Quirino, Nilo (Jacyr), Zizinho, Tião, Perácio e Vevé. # Técnico: Flavio Costa.
Fonte:Netvasco